segunda-feira, 21 de junho de 2010

DOIS TALENTOS E UM HINO DE AMOR AO BRASIL : GOTTSCHALK E GUIOMAR NOVAES

| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

Confesso que a primeira vez que ouvi a “Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro”, do compositor americano Louis Moreau Gottschalk inspirada no Hino Nacional Brasileiro, fui às lágrimas. O sentimento de brasilidade aflorou em todo o meu ser.

A partir deste momento, me interessei em saber mais sobre esta obra que é grande sucesso no repertório não só de nossos pianistas, como nos de outros países. Gottschalk tinha muito prestígio junto ao Imperador Pedro II e, a euforia predominante na côrte com a vitória sobre as tropas paraguaias, inspiraram o compositor que, entusiasmado, compôs esta peça dedicada à Princesa Isabel.

De acordo com Roberto Muggiati. “..., em 1973, uma consulta de origem desconhecida à Comissão Nacional de Moral e Civismo, ameaçou por algum tempo de proibição a peça de Gottschalk. O processo rolou por alguns anos até que, graças principalmente ao parecer do musicólogo Alfredo Melo, que esclareceu devidamente a diferença entre “arranjo” e “variação”, e condenou “essa interdição como um “crime de lesa-cultura”, a “Grande fantasia Triunfal”, foi liberada. Finalmente, a 7 de setembro de 1981, junto ao Monumento do Ipiranga, ela foi executada em apoteose para 800 mil pessoas, no melhor estilo “gottschalkiano”.



Louis Moreau Gottschalk (1829-1869), da Escola Nacionalista Norte Americana, nasceu e foi criado em Nova Orleans onde vivenciou uma imensa variedade de influências musicais, mas foi como aluno de Berlioz que herdou este gosto por concertos de proporções gigantescas, com a participação de mais de mil executantes entre regentes instrumentistas e cantores. A sua viagem a Cuba em 1854, marcou o início de uma série de viagens à America Central e América do Sul e, em meados de 1860, Gottschalk havia se estabelecido como o mais importante pianista do Novo Mundo. Faleceu no Rio de Janeiro em 1869.



Guiomar Novaes

Pianista paulista (28/2/1894-7/3/1979). foi uma das mais importantes instrumentistas de sua geração e a primeira brasileira a consolidar uma carreira de prestígio internacional.

Suas interpretações se caracterizavam pela pureza da sonoridade e domínio da técnica pianística.

Considerada a grande intérprete de compositores românticos, tinha realmente uma preferência especial por Chopin, o que no entanto não interferiu em sua grande dedicação e divulgação da música brasileira, especialmente de Villa-Lobos.

Vejam abaixo esta preciosidade de gravação histórica:

Guiomar Novaes - Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro



Guiomar Novaes toca a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, Op. 69, de Louis Moreau Gottschalk.

Guiomar Novaes foi uma das maiores pianistas do século XX, e uma das maiores do Brasil de todos os tempos. Aqui ela interpreta de forma soberba a obra Gottschalk compôs para homenagear o Brasil, terra pela qual se apaixonou.