quinta-feira, 22 de abril de 2010

SÉCULO XXI – MÚSICA CLÁSSICA E MULTIMÍDIA, UMA PRÁTICA NOTÁVEL


| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

A música clássica do século XXI, combina elementos de todos os estilos de música, independentemente de se tratar de "clássica" ou não. Existe um movimento crescente para o pós modernismo, poli-estilismo e ecletismo onde alguns elementos do século anterior foram mantidos.

Neste século, já não há uma diferenciação entre os diversos gêneros musicais, como "Pop", "Jazz", "Rock" e assim por diante. Gêneros e estilos diversos podem ser utilizados em qualquer composição.

A combinação de música clássica e multimídia é também uma prática notável no século atual. A internet e suas tecnologias relacionadas, são recursos importantes neste contexto. Em 2008, a Google convidou o compositor Tan Dun para compor a “Internet Symphony No. 1 – “Eroica”.

TAN DUN (1957 - )
O compositor e regente,conceitual e multifacetado Tan Dun, nasceu em Hunan, na China, mas atualmente reside em Nova York.

Após servir como plantador de arroz e artista da Ópera de Pequim durante a Revolução Cultural, estudou no Conservatório Central de Pequim, onde encontrou a música ocidental pela primeira vez, descobrindo uma gama de repertório do século XX , com a qual, não teve nenhum contato em seu país.

Na China, Tan Dun logo tornou-se o principal compositor do movimento “New Wave”, que adotava um novo pluralismo cultural nas artes desenvolvidas no início dos anos 80. Em 1986 se mudou para Nova York, depois de receber uma bolsa de estudos da Universidade de Columbia, onde completou seu Doutorado em Artes Musicais (1993).

Com um repertório inovador que abarca a música clássica, a multimídia e as tradições ocidentais e orientais, se tornou importantíssimo no cenário global da música.

Vencedor dos prêmios relevantes da atualidade, como por exemplo o Prêmio Grawemeyer para composição clássica, o Prêmio Grammy, o Prêmio da Academia (Oscar) e o prêmio de Compositor do Ano pelo Musical América —, a música de Tan Dun é tocada em todo o mundo por orquestras de renome, em casas operísticas, festivais internacionais, na televisão e no rádio.

Para maiores informações sobre Tan Dun, visite www.tandunonline.com