quarta-feira, 28 de abril de 2010

VILLA LOBOS – DA CLASSE MÉDIA BAIXA PARA A CONSAGRAÇÃO MUNDIAL

| Por: Raquel Crusoé Loures de Macedo Meira

Heitor Villa Lobos (Rio de Janeiro - 1887 – 1959) é um dos nomes mais eminentes da música brasileira. Considerado por muitos, o maior, o gênio.
O seu nome é conhecido no mundo inteiro não somente como invejável compositor, como também educador.

Passou a juventude tocando violão nas rodas boêmias do Rio de Janeiro , sempre em companhia de famosos seresteiros. A sua obra é riquíssima e abraça todos os gêneros musicais e, é justamente com ele que a música nacionalista brasileira tem a sua mais alta expressão, sempre inspirada no folclore musical do nosso país.

Obstinadamente preocupado com a Educação Musical nas escolas,foi solicitado para organizar a “Superintendência de Educação Musical e Artística da Prefeitura do Distrito Federal (SEMA).

Convicto da importância, do canto em conjunto para as crianças e, conhecedor do folclore, organizou uma esplêndida coletânea dos nossos cantos. Com o êxito deste trabalho, foi criado em1942 o Conservatório Nacional de Canto Orfeônico.

Sua primeira composição caracteristicamente nacional é a série de “Danças Africanas”, para orquestra. A partir de então, compõe muitas e muitas outras obras fantásticas.

Executada pelo pianista, mundialmente famoso, Arthur Rubinstein, a “Prole do Bebê nº 1 torna Villa Lobos conhecido além das fronteiras do nosso país e daí por diante, nada o segura.

Gravação histórica: Rubinstein toca Villa-Lobos- Prole de Bebê nº 1 no Conservatório de Moscou.



Na grandiosa série "Bachianas Brasileiras" onde abrange peças instrumentais e corais, Villa-Lobos faz uma associação do estilo melódico e cntrapontístico de J.S.Bach com as características da música brasileira.

Aqui, uma  raridade de gravação da grande cantora  Bidu Sayão - Bachiana nº 5 -Cantilena para soprano solo e violoncelos.