segunda-feira, 19 de julho de 2010

LA CAMPANELLA DE LISZT COM O BRILHO DA INTERPRETAÇÃO DE RUBINSTEIN



Campanela ou "Campanella" é um trecho de música instrumental que lembra o repicar de sinos e foi assim foi chamado o movimento final do Concerto para Violino No. 2 em B menor de Paganini, porque a música foi reforçada por pequenos sinos.

Franz Liszt usou e escreveu várias peças com base neste movimento e a mais conhecida é o terceiro dos famosos "Grandes Estudos de Paganini"("Grand Paganini Etudes"), também conhecido como "La campanella", aquí interpretada pelo "Mago do Piano" Arthur Rubinstein.

domingo, 18 de julho de 2010

MÚSICA CELTA



A música celta é caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, pela utilização de flautas e de rabecas, e pelo uso de línguas locais nas letras das músicas. Se refere aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galiza, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores.

Com o "Movimento Nacional Irlandês", a partir dos anos 1960, o universo "celta" se popularizou nos Estados Unidos e marcou o cenário pop das décadas de 60, 70 e 80.Explodiu nos anos 1990 nas paradas mundiais, com o New Age.

Celtic Woman - The Butterfly

terça-feira, 13 de julho de 2010

ÓPERA - BUFFA : ÓPERA CÔMICA




A ópera buffa é uma obra sobre um assunto cômico, onde geralmente se utiliza o diálogo falado. No entanto, na Itália dos primeiros tempos, já se usava o chamado recitativo seco.

A origem do gênero se encontra nos intermezzos que, no século XVIII, se intercalavam nas óperas sérias.

Quem conferiu a autonomia própria à ópera buffa foi Giovanni Battista Pergolesi (1733),com "La Serva Padrona"




La serva padrona è um celebre intermezzo buffo de Giovanni Battista Pergolesi, com libreto de Gennaro Antonio Federico, foi apresentada pela primeira vez no Teatro S. Bartolomeo de Nápoles, no dia 28 agosto 1733.